PROJETO
UNVERSITÁRIO INTERNACIONAL OCW
1.2.PROJETO
UNVERSITÁRIO INTERNACIONAL OCW.
I.
As disciplinas METODOLOGIA DO TRABALHO
CIENTÍFICO I, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO
TRABALHO CIENTÍFICO III e METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV, através do
INSTITUTO INESPEC e CECU vão adotar o sistema OCW, e neste Plano de Curso
assumi o compromisso de desenvolver "propostas" e compartilhar
"boas praticas" que promovam projetos "similares" em
qualidade, estrutura, vocabulário, e NÍVEL INTELECTUAL de REPERCUSSÃO
INTERNACIONAL.
II.
O INSTITUTO INESPEC e CECU ao adotar o
SISTEMA OCW se compromete a cumprir com as condições estabelecidas de oferecer
e publicar os materiais de forma gratuita e sem fins comerciais; os materiais
serão originais e assegura a propriedade intelectual, bem como transfere e
aceita que ao publicar os materiais para os interessados no SISTEMA no OCW
autorizar o seu uso, reutilização-adaptação, tradução e redistribuição para
terceiros.
III.
As disciplinas METODOLOGIA DO TRABALHO
CIENTÍFICO I, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO
TRABALHO CIENTÍFICO III e METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV, através do INSTITUTO
INESPEC e CECU Ao adotar o sistema OCW as aulas e o material em sitio que deve
ser universalmente acessível via Internet.
IV.
CONCEITO.
OS
CONCEITOS OPENCOURSEWARE E OCW SITE.
Neste Plano de Estudo se insere os
seguintes conceitos:
O conceito OperCourseWare.
OCW (OpenCourseWare) é uma
iniciativa editorial eletrônica em grande escala, que começou em abril de 2001,
baseada em Internet e fundada de forma conjunta pelo MIT (Instituto Tecnológico
de Massachusetts, na sigla em inglês) em colaboração com a Fundação William e
Flora Hewlett e a Fundação Andrew W. Mellon.
O seu objetivo inicial é:
1. Proporcionar um acesso livre,
simples e coerente aos materiais docentes para educadores do setor não
lucrativo, estudantes e autodidatas do mundo todo.
O sucesso obtido fez possível o
segundo objetivo:
2. Criar um movimento flexível
baseado num modelo eficiente que outras universidades possam imitar na hora de
publicar os seus próprios materiais pedagógicos gerando sinergias e espaços de
colaboração.
O que é um site OCW?
Espaço Web que contêm materiais docentes para
serem usados na formação superior.
Estes matérias representam um conjunto de
recursos (documentos, programas, calendários,...) utilizados no processo de
ensino-aprendizado das matérias que são ministradas pelos professores.
Eles são oferecidos livremente e são
acessíveis de forma universal pela rede.
Sua difusão não se encontra limitada por
questões relacionadas com a propriedade intelectual.
Seu uso, sua reutilização, sua adaptação e sua
distribuição são permitidos com certas restrições.
O que não é um site OCW?
Não é; um serviço de educação à
distância e, por tanto, não autoriza nem abre a possibilidade de acessar,
através dos conteúdos, aos professores - autores dos mesmos, nem dá direito de
reclamar qualquer crédito ou reconhecimento por parte da instituição.
Um site OCW não vai dispor, por
tanto, de foros ou correio ou outros meios de interação entre os professores e
os alunos. Um site OCW nã o vai dispor, por tanto, de foros ou correio ou
outros meios de interação entre os professores e os alunos.
Materiais depositados num site OCW.
Apresentam-se dois níveis de
reutilização:
a) Estruturados e em combinação,
todos eles compõem uma proposta de estudo no contexto de uma matéria completa.
Por isto, propõe-se incorporar não somente documentos de estudos, mas também o
conjunto de materiais que um professor ou um aluno utiliza para cursar a
matéria: Programa, Calendário, Guia docente, proposta de atividades,...
b) Isoladamente, a cada documento
de estudo meta-dados são incorporados e se faz um pacote em "objeto de
aprendizado", com o objetivo de fazer parte de outras "Bibliotecas
Digitais", e serem reutilizados em outros contextos.
Exemplo de uma matéria:
Asignatura 6061 – 6063.
Eletrônica numérica.
Guided
Wave Circuit Theory.
OS PROJETOS OCW NO
MUNDO - O movimento OCW.
I.
As instituições abaixo relacionadas,
podem se desejar incorporar este plano de curso (Esta disciplina, METODOLOGIA
DO TRABALHO CIENTÍFICO I, e as demais, ou seja: METODOLOGIA DO
TRABALHO CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO III e METODOLOGIA DO
TRABALHO CIENTÍFICO IV) disponibilizando aos seus corpos discentes, na sua
língua pátria.
II.
A liberdade fica assegurada por conta do
Protocolo LICENÇA CREATIVE COMMONS.
III.
OS ASPECTOS JURÍDICOS. A LICENÇA
CREATIVE COMMONS
Os
materiais que estejam disponíveis sejam publicados por uma instituição e façam
parte de um OCW site devem estar sobe licença Creative Commons.
Propriedade intelectual
Os materiais sobre licença Creative Commons
são cedidos aos usuários para:
Uso, reutilização, tradução e
adaptação a outros contextos.
Os usuários se comprometem a:
Utilizar os materiais sem fins
comerciais.
Reconhecer a instituição que
publica originalmente os mesmos e se for o caso, o autor dos mesmos.
O material resultante depois de
usado deve ficar para livre utilização por terceiros e está sujeito a estes
mesmos requisitos.
Outros aspetos jurídicos na relação
entre o professor e a Universidade - OCW site:
O autor cede os direitos de uso.
O autor assume a propriedade
intelectual ou respeita as condições de uso estabelecidas pelos proprietários.
A
Universidade-OCW site assume a utilização de acordo com os princípios de
respeito ao autor e a sua obra.
IV.
Lista de Países e instituições quem tem
assegurado o direito citado neste plano em relação à LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Estados
Unidos.
1.
Harvard
Law School Berkman Center;
2.
Johns
Hopkins;
School of Public Health;
School of Public Health;
3.
Tufts
University;
4.
University
of Michigan School of Information;
5.
University of Notre Dame;
6.
Utah State University.
França.
1.
Telecom Paris;
2.
Ecole Polytechnique;
3.
Techniques Avance´es;
4.
Ponts et Chausse´es;
5.
Ecole des Mines de Paris;
6.
Chimie Paris;
7.
Physique-Chimie;
8.
Agronomie;
9.
Statistiques
et Economie;
10. Eaux et Forets;
11.
Arts et Me´tiers.
China (CORE).
1.
Peking
University;
2.
Tsinghua
University;
3.
Beijing
Jiaotong University;
4.
Dalian
Univ. of Technology;
5.
Central
South University;
6.
Xi'an
Jiaotong University;
7.
Central
Radio & TV Univ.;
8.
Sichuan
University;
9.
Zhejiang
University;
10. Beijing Normal University.
Japão
1.
Keio
University;
2.
Kyoto
University;
3.
Osaka
University;
4.
Tokyo
Institute of Technology;
5.
University
of Tokyo.
6.
Waseda
University
ALGUMAS RAZÕES PARA
DECIDIR PELA INCORPORAÇÃO AO OCW.
Vantagens e
inconvenientes.
De caráter geral:
Posicionamento
Institucional frente a um fenômeno de impacto mundial.
Alguns benefícios:
I.
- Avanço do conhecimento ao liberar
recursos didáticos e estender os mecanismos de localização.
II.
- Estimula a inovação e o
aperfeiçoamento dos recursos docentes utilizados pelos professores.
III.
- Favorece a aproximação dos professores
às TIC (tecnologias da informação e comunicação).
IV.
- Oportunidade para abordar a
"organização" da propriedade intelectual e o reconhecimento da
autoria.
V.
- Maior proteção da missão da
Instituição.
Alguns inconvenientes:
I.
- Obriga ao professor a revisar o seu
material docente e a estruturá-lo conforme o OCW.
II.
- Aumento de custo pelo suporte a
professores e pela prestação de novos serviços.
III.
- Limitação do uso exclusivo e com fins
comerciais do material docente.
IV.
- Possível duplicidade na gestão de
recursos ao atender dos cenários diferentes.
O que traz consigo o fato de pertencer ao Consorcio
OCW?
Para que tenha benefícios deve-se valorizar:
I.
- A integração no Plano Estratégico.
II.
- Sua flexibilidade e adaptabilidade
dentro da Instituição
III.
- A partilha de ajudas, recursos,
experiências, boas práticas.
IV.
- A ampliação da repercussão e a
abrangência dos trabalhos
V.
- As instituições que fazem parte do
Consorcio reforçam a imagem da própria Instituição.
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