METODOLOGIA
DO TRABALHO CIENTÍFICO
(I,
II, III e IV)
Sistema “Academic credits
1.2.Academic credits
- Por conta do Projeto Universitário OWC, CONSIDERANDO QUE ALUNOS AMERICANOS
PODERÃO FAZER USO DESTA DISCIPLINA PARA APROVEITAMENTO ADOTA-SE ESTE SISTEMA.
Bem como adotaremos o SISTEMA EUROPEO. Esta
disciplina, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I, e as demais, ou
seja: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
III e METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV, vão adotar o sistema “Academic
credits”, que significa créditos acadêmicos.
O
ENSINO SUPERIOR NOS ESTADOS UNIDOS.
a) As
universidades, faculdades e instituições de ensino no exterior usam a palavra
“credit” (crédito) como uma forma de unidade para contar o tempo em sala de
aula exigido para a conclusão de um curso. É quase um valor dado a cada curso,
graduação, treinamento profissional, pós, ou qualquer programa de ensino
superior. Uma forma de “quantificar” o aprendizado. É, muitas vezes, usado até
mesmo no ensino médio. Podem ser mencionados, também, pelos termos “course
credit” ou “credit hour”.
b) Nos
Estados Unidos e na Inglaterra, os créditos representam horas: um credito
equivale a 15 ou 16 horas. Para concluir um curso típico de graduação de quatro
anos, o estudante precisa ter completado de 24 a 28 créditos – ou seja, em
média, precisarão estudar de 360 a 448 horas no decorrer do bacharelado,
dependendo da universidade e do período do seu curso (integral ou
meio-período). Em alguns estados norte-americanos, os cursos de graduação têm
duração de três anos, portanto cobram a conclusão de 16 a 18 créditos.
c) Por
isso, algumas universidades só informam a duração de seus cursos em credits, e
não em horas ou anos.
d) O
presente projeto adota este sistema,
também em uso no Brasil.
E
como os credits são medidos?
Como
as universidades sabem que os estudantes concluíram todos os créditos
necessários para se formarem?
e) Com
listas de presença, participação em sala de aula, notas satisfatórias em
provas, entregas de trabalhos acadêmicos e qualquer atividade que comprove a
aprendizagem do estudante. Algumas graduações cobram até uma quantia de creditos
em estágios (internships) para a conclusão do curso.
f) Os
créditos são usados em universidades de vários países, então são reconhecidos
internacionalmente.
g) Isto
facilita o estudo no exterior, pois o estudante pode transferir os seus
créditos já completados para uma outra universidade e continuar os seus estudos
em outro país.
h) Em
alguns casos, os créditos podem ser acumulados para conquistar habilidades
necessárias profissionalmente, por exemplo, em cursos de certificados
(certificate programs) ou de treinamento vocacional, os quais, com a quantia
certa de creditos cursados, provam que o interessado é qualificado para exercer
uma função ou cargo na área estudada.
1.3.A
experiência universitária nos Estados Unidos.
I.
Com uma quantia enorme de instituições
mundialmente renomadas e especializadas, o país oferece uma ampla variedade de
opções de graduação e pós-graduação e recebe estudantes do mundo inteiro. No
entanto, devido às diferenças entre Estados Unidos e Brasil, compreender o
sistema superior americano deve constar neste Plano de Curso por conta das
especificidades apontadas.
II.
Existem diferentes níveis de
instituições de ensino superior na América, que variam de acordo com o tipo de
qualificação, a área de estudo e o tipo de controle administrativo (público ou
particular). As taxas de ensino também variam de acordo com os mesmos fatores.
III.
Devem constar neste Plano algumas
informações básicas simplificadas sobre o sistema educacional americano para
ajudar os interessados a planejar os seus estudos nas disciplinas:
IV.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
I, e as demais, ou seja: METODOLOGIA DO TRABALHO
CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO III e METODOLOGIA DO TRABALHO
CIENTÍFICO IV, que vão adotar o sistema “Academic credits”.
Faculdades
Comunitárias e Institutos de Tecnologia.
I.
Também conhecidas pelo nome de Junior
colleges, as community colleges (faculdades comunitárias) oferecem cursos de
dois anos chamados Associate Degrees, que servem como uma qualificação
preparatória para uma graduação de quatro anos.
II.
As instituições técnicas (technical
institutions) outorgam Associate Degrees ocupacionais que são considerados semiprofissionais,
como, por exemplo, técnicos médicos e odontológicos.
III.
Após a conclusão do curso de dois anos,
os estudantes podem transferir os créditos acadêmicos conquistados para uma universidade
ou faculdade, eliminando, assim, algumas disciplinas da grade curricular.
IV.
Desta forma, conseguem entrar
diretamente para o segundo ou terceiro ano de um bacharelado completo em uma
universidade americana.
V.
Os estudos em uma community college costumam
custar à metade do valor cobrado por uma universidade pública e um décimo do
valor de uma universidade particular.
VI.
As faculdades comunitárias tendem a
aceitar resultados menores em testes de proficiência em inglês, como o TOEFL e
o IELTS, e oferecem cursos de Inglês como Segunda Língua (English as Second
Language – ESL) e Programas Intensivos de Inglês (Intensive English Programs –
IEP) para que os estudantes adquiram a fluência necessária no inglês para os
estudos acadêmicos.
VII.
Além dos Associate Degrees que servem
como preparatórios para bacharelados, as community colleges americanas também
oferecem cursos de educação continuada(METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I,
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO III e
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV), profissionalizantes, treinamentos e
cursos não acadêmicos.
1.4.O
termo college (ou faculdade, em português) normalmente refere-se ao período que
um estudante leva para concluir sua primeira graduação, seja em uma universidade
pública ou particular.
1.5.Instituições
públicas são universidades estaduais mantidas pelo governo estadual e oferecem
estudos na maioria das áreas de estudo mais gerais. As taxas de ensino nestas
instituições são mais baratas para estudantes do mesmo estado, os chamados
in-state students.
1.6.Já
as universidades particulares costumam ser mais caras, com processos seletivos
mais rígidos , e oferecem áreas de estudo e instalações mais especializadas.
1.7.BACHARELADOS.
Os bacharelados (Bachelors Degrees) nos Estados Unidos seguem um modelo geral
de educação.
1.8.Neste
modelo, os estudantes escolhem uma área geral e uma específica de estudos.
1.9.Por
exemplo: ele pode optar por um Bacharelado de Artes (área geral) em Jornalismo
(área específica, chamada de major) ou então o Bacharelado de Ciências em
Tecnologia da Informação.
1.10.
A ideia central é que os estudantes,
primeiramente, acumulem um conhecimento bastante amplo em uma área para depois
se especializar ao longo do curso.
1.11.
A área de estudo é escolhida
oficialmente na hora da inscrição, uma vez que cada instituição tem os seus próprios
requisitos dependendo do modo de estudo.
1.12.
Os diplomas acadêmicos mais comuns são
os Bacharelados de Ciências (Bachelor of Science – B.S.) e os Bacharelados de
Artes (Bachelor of Arts – B.A.). No entanto, há também alguns menos comuns,
como Bacharelado de Belas Artes (Bachelor of Fine Artes – B.F.A.), Bacharelado
de Engenharia (Bachelor of Engineering – B.Eng), Bacharelado de Filosofia
(Bachelor of Philosophy – B.Phil) e Bacharelado de Educação (Bachelor of
Education – B.Ed).
1.13.
Qualificações profissionais como
medicina, odontologia e direito são oferecidas apenas como pós-graduações – ou
seja, o interessado precisa concluir um bacharelado antes de cursar uma destas
áreas.
1.14.
A conclusão de um bacharelado depende do
tempo que o estudante leva para cursar todos os créditos acadêmicos
obrigatórios.
1.15.
Uma graduação americana padrão é formada
de 120 a 130 créditos e a maioria das disciplinas equivale a três.
1.16.
Os estudantes internacionais devem
cursar pelo menos 12 créditos por semestre para manter o visto de estudante.
1.17.
A maior parte das graduações é projetada
para ser concluída em quatro anos de estudos em período integral.
1.18.
Cada um destes anos recebe um nome
diferente, em ordem crescente: freshman year, sophomore year, Junior year e
senior year.
1.19.
O estudante é responsável por monitorar
e manter os seus próprios créditos e fazer suas próprias matrículas nas
disciplinas a cada semestre.
1.20.
Major,
Double Major e Minor. Normalmente, os estudantes escolhem sua
major (área de estudo específica) no início do terceiro ano da graduação. O
interessado pode trocar de major a qualquer momento, mas só receberá o seu
bacharelado assim que concluir todos os créditos exigidos na área.
1.21.
A troca de majors pode resultar na maior
duração dos seus estudos e, consequentemente, em mais custos.
1.22.
Os estudantes também têm a opção de
escolher uma double major, ou seja, um bacharelado com duas áreas de estudo.
1.23.
Para concluí-las, o interessado precisará
cursar os créditos acadêmicos obrigatórias das duas majors separadamente.
1.24.
Com a graduação, o interessado receberá
um bacharelado com qualificações nas duas áreas ligadas ao seu título.
1.25.
Uma minor é uma área secundária de
estudos, com menos créditos acadêmicos, cursada paralelamente à major do interessado.
1.26.
Nem toda instituição exige que o
estudante curse uma minor como parte do bacharelado.
1.27.
A minor é uma forma de acrescentar
qualificações e habilidades ao currículo acadêmico do interessado e ela não
precisa ser necessariamente ligada à major do interessado; inclusive, o
interessado pode estudar áreas secundárias disponíveis em qualquer departamento
da universidade.
1.28.
Todos os requisitos referentes às
majors, double majors e minors variam bastante de instituição para instituição.
Por isso, o interessado deve verificar sempre quais são as regras e exigências
específicas da universidade americana do interessado.
1.29.
GRADUATE SCHOOL. A Graduate School (ou
Grad School, como são comumente chamadas) é o departamento de universidades
americanas que oferece apenas cursos de pós-graduação.
1.30.
Estes programas de estudo têm áreas mais
avançadas, específicas e sofisticadas, ou então são voltadas para profissões
específicas, como medicina e direito.
1.31.
Os requisitos de admissão, exigências do
curso e os preços destas escolas variam amplamente entre as instituições.
1.32.
Há uma diversidade de mestrados
disponíveis, principalmente Mestrados de Artes (Masters of Arts – M.A.) e
Mestrados de Ciências (Masters of Science – M.S.). Estes cursos, geralmente,
exigem a conclusão de seis a oito disciplinas avançadas, como também um projeto
intensivo que deve resultar em uma dissertação.
1.33.
Alguns programas oferecem também
oportunidades de estágios valendo créditos acadêmicos. Na pós-graduação, o estudante apenas
frequenta aulas relacionadas diretamente à sua área de estudo. Em alguns
mestrados, não há grade curricular de aulas, apenas a realização do projeto de
pesquisa.
1.34.
Da mesma forma que em uma graduação, a
conclusão do mestrado depende do tempo que o estudante levar para cursar todos
os créditos acadêmicos obrigatórios e terminar a dissertação. Mas, no geral,
devem duram no máximo dois anos em período integral.
1.35.
CULTURA ACADÊMICA. A cultura acadêmica
americana é bastante focada na participação estudantil, no compartilhamento de
opiniões e no engajamento ativo com os temas discutidos em sala de aula. Os
professores, normalmente, darão pequenas tarefas no final de cada aula para que
os estudantes se preparem em casa para o conteúdo da aula seguinte. Estas
tarefas podem ser uma leitura, uma redação, uma pesquisa, uma pequena lista de
exercícios, entre outras, e, normalmente, não valem nota. Elas servem para
manter o envolvimento contínuo do estudante com o conteúdo da disciplina. A
participação em sala de aula é uma obrigação e a presença do interessado(e
também ausência) será registrada. Se não tiver o número exigido de presenças, o
interessado corre o risco de ser reprovado
na disciplina. Os estudantes também receberão uma nota pela participação em
sala de aula que terá uma porcentagem na nota final. Um costume entre
professores americanos é fazer chamadas orais inesperadas para avaliar se os
estudantes estão acompanhando o conteúdo e para incentivá-los a estudar de
forma contínua e independente. Estes "exercícios surpresas" não pesam
na nota final do estudante, servem apenas como um estímulo.
1.36.
A maioria das disciplinas tem avaliações
obrigatórias tanto no meio do semestre (mid-term) quanto no final (finals). Os
professores esperam que os estudantes expressem suas opiniões, façam perguntas
e participem ativamente nas discussões em sala de aula. Normalmente, os alunos
são incentivados a marcar horários de reunião com o professor além das salas de
aulas para discutir um tema ou tirar alguma dúvida sobre as tarefas.
1.37.
A nota final considera diferentes
atividades realizadas em sala (como apresentação oral, trabalhos escritos e
projetos em equipes) e também provas e a participação.
1.38.
Assim, a Disciplina Metodologia do
Trabalho Científico I terá uma carga horária de quatro créditos de estudos,
correspondendo a cada crédito 15 horas de atividades de ensino-aprendizagem.
1.39.
Carga horária 60 horas, total de
créditos: 4 no SISTEMA NORTE AMERICANO.
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