Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I LIVRO MÓDULO I

segunda-feira, 8 de maio de 2017

PLANO DE CURSO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO


INSTITUTO DE ENSINO PESQUISA EXTENSÃO E CULTURA
CENTRO DE ENSINO E CULTURA UNIVERSITÁRIA
DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I
DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II
DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO III
DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV
Professor CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA – Especialista (Esp)
EDUCAÇÃO CONTINUADA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Plataforma da Disciplina.















PLANO DE CURSO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO



















PRIMEIRO BLOCO DESCRITIVO

















INSTITUTO DE ENSINO PESQUISA EXTENSÃO E CULTURA
CENTRO DE ENSINO E CULTURA UNIVERSITÁRIA
DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I
MTC146160-INESPEC-CECU-2017
Professor CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA – Especialista (Esp)
EDUCAÇÃO CONTINUADA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Plataforma da Disciplina.
Protocolo 46160/2017






A importância da Disciplina de Metodologia Científica.
1.     Fundamentação. 
PLANO DE CURSO.
       I.          O Plano de Curso é um instrumento de trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem concernentes às unidades escolares.
     II.          As disciplinas METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO III e METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV(é destinada ao grupo de alunos de graduação e pós-graduação e profissionais interessados) são destinadas a estudantes de ensino fundamental, médio, e discentes de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior bem como nos cursos técnicos: TÉCNICO AUXILIAR DE FARMÁCIA, TÉCNICO AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE ANALISES CLÍNICA e CURSO TÉCNICO EM JORNALISMO.
   III.          Neste documento, enquanto plano é o resultado da experiência do autor e coordenador, atendendo à característica interdisciplinar e contextualizada estabelecida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) enquanto indução para que os alunos do ensino médio participem.
  IV.          O alvo principal destas disciplinas são os alunos dos Cursos Universitários nas ÁREAS:
I.          Administração;
II.        Comunicação e Marketing;
III.       Construção Civil;
IV.       Contabilidade e Economia;
V.        Direito;
VI.       Educação e Pedagogia;
VII.      Gastronomia;
VIII.    Idiomas;
IX.       Informática;
X.        Meio Ambiente;
XI.       Música;
XII.      Nutrição;
XIII.    Odontologia;
XIV.    Outras Áreas;
XV.     Psicologia.
    V.          Observem que mais adiante se coloca estas disciplinadas como atividades extra curriculares, Educação Continuada ou e Atividades Universitárias Complementares.
  VI.           A construção de um PLANO DE CURSO gera entre os profissionais uma nova postura, ocasionando debates voltados para a satisfação em promover ações norteadoras, visando a um melhor nível de ensino dos conteúdos programáticos.
VII.          Constituído, o plano de curso orienta o profissional no decorrer das atividades escolares, sequenciando os conteúdos primordiais, os eventos escolares, os materiais a serem utilizados, os procedimentos avaliativos, entre outros. Devido à evidência do processo organizacional desse instrumento, as instituições educacionais vêm exigindo de seus colaboradores, a elaboração do mesmo.
VIII.          O plano de curso precisa conter no mínimo as seguintes orientações:
a.      Integração sequencial dos conteúdos didáticos.
b.     Detalhamento da proposta pedagógica.
c.      Listagem dos materiais a serem utilizados.
d.     As formas de avaliação individual e coletiva.
e.      Objetivos gerais.
f.      Objetivos específicos.
g.     Conclusão.
  IX.          Devemos salientar que o plano de curso é um instrumento flexível, pois no decorrer do ano letivo, de acordo com o surgimento de novas situações metodológicas, estas poderão ser inseridas e registradas. No âmbito do Projeto CECU INESPEC EAD se adota o tipo de trabalho, reflexivo com à coletividade de todos os professores e alunos, porém se torna este Plano de Curso de caráter individual, o qual fornece as particularidades de cada disciplina a saber:  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO III e METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV.
    X.          É importante entender que o Planejamento de Ensino é um dos elementos que compõe o dia a dia da escola, por isso refletir sobre a maneira como ele ocorre é também uma atitude necessária para os profissionais da educação.
  XI.          A partir do estudo de obras e de documentos estudados procura apresentar-se neste Plano de Curso o conceito de planejamento, salientando a diferença que existe entre plano de curso, de ensino e de aula, pois, na prática educativa há incerteza de como o mesmo deve ser elaborado, já que tais conceitos muitas vezes, não estão claros para o professor.
XII.          Feito isto, o professor coordenador busca apresentar algumas reflexões sobre a proposta aqui apresentada.
XIII.          Neste desiderato se busca elaborar um planejamento diferente do que vem ocorrendo na maioria das instituições em relação aos programas de Educação Continuada e Atividades Complementares.
XIV.          Assim, considerando que estes cursos que integralizam o PROGRAMA DE CURSO INTERNACIONAL DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO III e METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV-, disciplinas que é destinada ao grupo de alunos de graduação e pós-graduação e profissionais interessados) pretendem certificar com base na legalidade USA e CEE, o presente Plano deve atender a princípios de ordem legal e pedagógico.
XV.          Como afirma Kuenzer "Toda forma de conhecer uma realidade, para nela intervir, pressupõe uma determinada concepção desta realidade" (2001, p. 63).
XVI.          Para conhecer a realidade faz-se necessário planejamento.
XVII.          De uma maneira geral, pode-se dizer que o ato de planejar suas ações acompanha o homem desde o início de sua existência, pois a história dele é resultado do presente e do passado, ou seja, ao procurar satisfazer suas necessidades o homem produziu diferentes relações, dentre elas, as educativas.
XVIII.          De uma maneira simplificada pode-se dizer que o planejamento educacional possui dois aspectos. O primeiro refere-se ao planejamento estrutural. Ele é burocrático e explica as ações que a educação faz. Tendo como pressuposto que só ocorre a mudança de uma determinada situação quando ao planejar se tem certeza de onde quer chegar, deve-se se ter claro que o ato do planejamento educacional é muito sério e exige compromisso, é um ato de intervenção técnica e política, não podendo ser visto como uma simples rotina. Planejar, também, implica conhecer limitações e possibilidades.
Elaboração do Plano de Ensino-Aprendizagem
XIX.          Segundo Celso dos S.Vasconcellos, um plano de ensino-aprendizagem pode ser subdividido em plano de curso e plano de aula.
1. Plano de Curso
XX.          O plano de curso é a sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade.
XXI.          Pode ser anual ou semestral.
XXII.          O planejamento é um processo contínuo, porém momentos mais intensos, como os de final e início de ano, são importantes, na medida em que alterações mais substanciais podem ser elaboradas.
XXIII.          Dentro de uma linha de trabalho interativa e libertadora, é necessário que a postura do professor diante do plano seja aberta e flexível, porém é importante esboçar no plano de curso uma visão total.
XXIV.          Define-se uma espinha dorsal que será detalhada, complementada ou modificada no decorrer do ano.
XXV.          Não esqueça que a prática de replanejar periodicamente (p.ex. bimestralmente) é interessante, desde que haja um fio condutor, para o trabalho não ser fragmentado.
XXVI.          Possíveis elementos do plano de curso.
                           I.          Dimensão       Elementos;
                         II.          Análise da Realidade Identificação;
                       III.          Caracterização da Realidade Sujeitos;
                      IV.          Objeto;
                        V.          Contexto;
                      VI.          Projeção de Finalidades        Objetivos da Escola;
                    VII.          Objetivos Gerais da Disciplina;
                  VIII.          Formas de Mediação Quadro Geral de Conteúdos;
                      IX.          Proposta Geral Metodológica;
                        X.          Proposta de Avaliação;
                      XI.          Bibliografia;
                    XII.          Integração com outras disciplinas Integração com atividades extraclasse;
                  XIII.          Normas Estabelecidas;
                 XIV.          Observações
2. Plano de Aula
XXVII.          É a proposta de trabalho do professor para uma determinada aula ou conjunto de aulas (por isto pode ser chamado também de Plano de Unidade).
XXVIII.          Corresponde ao nível de maior detalhamento e objetividade do processo de planejamento.
XXIX.          É o "que fazer" concreto. Muitos professores consideram que "este é o planejamento que importa mesmo", o que não deixa de revelar um profundo bom senso.
XXX.          Mas este plano terá maior consistência e organicidade se estiver articulado ao Plano de Curso e ao Projeto Educativo da escola.
XXXI.          Não planejar pode implicar em perder possibilidades de caminhos, por isso o plano de aula deve ser feito como uma necessidade do professor e não por exigência formal da coordenação ou direção.
2.    A importância da Disciplina de Metodologia Científica.
                           I.          A Metodologia científica é uma disciplina ACADÊMICA que faz parte do currículo dos cursos de graduação, E PÓS-GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE Especialização, Mestrado, Doutorado e PhD.
                         II.          Esta disciplina tem como objetivo de auxiliar na elaboração de um trabalho científico. É uma ferramenta de fundamental importância para o conhecimento dos métodos que são empregados na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
                       III.          A Metodologia científica é uma disciplina que estimula o aprendizado, levando o aluno a tirar o melhor proveito de uma leitura, da análise e interpretação dos textos pesquisados, o que vai ajudar na originalidade dos textos acadêmicos, sempre fundamentados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
                      IV.          Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências.
                        V.          Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.
                      VI.          A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências. É um processo utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado.
                    VII.          A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico.
                  VIII.          A pesquisa é uma das atividades primordiais para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser estudado.
3.     Método Científico.
                           I.          Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo.
                         II.          O método científico parte da observação sistemática de fatos, seguido da realização de experiências, das deduções lógicas e da comprovação científica dos resultados obtidos. Para diversos autores o método científico é a lógica aplicada à ciência.
                       III.          O método científico é um trabalho sistemático, na busca de respostas às questões estudadas, é o caminho que se deve seguir para levar à formulação de uma teoria científica. É um trabalho cuidadoso, que segue um caminho sistemático.
                      IV.          O método científico é a ferramenta do pesquisador, que no fim de seu processo de pesquisa, explica e prevê um conjunto de ocorrências provenientes da aplicação de suas teses. Um artigo científico é o resultado de um estudo realizado e comprovado através do método científico.
                        V.          O método científico é uma forma de comprovar a veracidade de algumas teses desacreditadas pelo ceticismo. Em contraposição ao método científico, está o método empírico, que é baseado unicamente na experiência, sem nenhum processo científico.
4.     Ensino da metodologia visa fornecer subsídios aos universitários para que desenvolvam sua opinião social e política, dentro do contexto em que vivem. Por sua vez, além dos conhecimentos e saberes específicos da área escolhida, está à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. 
5.     A Metodologia Científica é considerada por muitos especialistas como a ciência que ensina a pesquisar a partir de métodos científicos, ou que conduz à iniciação científica.
6.     De acordo com Salomon (1996, p.107), "uma atividade é considerada científica quando: a) produz ciência; b) ou dela deriva; c) acompanha seu modelo de tratamento". De outra forma, o autor defende que metodologia científica é a "concreção da atividade científica, ou seja, a pesquisa e o tratamento por escrito de questões abordadas metodologicamente.”.
7.     Devido às dificuldades de vários acadêmicos quanto à elaboração dos textos científicos, é que destaco o fato da Metodologia Científica colaborar para que o universitário aprenda: conceitos fundamentais de planejamento, organização, análise e identificação de materiais adequados ao seu tema.
8.     Ao cumprir as exigências descritas pela metodologia, o aluno deverá organizar as etapas necessárias à produção de seu texto, as quais deverão agregar saberes e técnicas que o acompanharão ao longo de sua existência.
9.     Por fim, convidamos os nobres acadêmicos interessados, seja benvindos a SALA DE AULA VIRTUAL dos Cursos de Metodologia do Trabalho Científico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURSO INTERDISCIPLINAR Metodologia Científica Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I LIVRO MÓDULO I Capítulo I Metodologia do Trabalho Científico aplicado as Ciências. I. A Importância da Redação Científica.

CURSO INTERDISCIPLINAR Metodologia Científica Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I LIVRO MÓDULO I Capítulo I Metod...