INSTITUTO
DE ENSINO PESQUISA EXTENSÃO E CULTURA
CENTRO
DE ENSINO E CULTURA UNIVERSITÁRIA
DISCIPLINA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I
DISCIPLINA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II
DISCIPLINA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO III
DISCIPLINA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV
Professor
CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA – Especialista (Esp)
EDUCAÇÃO
CONTINUADA
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
Plataforma da Disciplina.
PLANO
DE CURSO
METODOLOGIA
DO TRABALHO CIENTÍFICO
PRIMEIRO
BLOCO DESCRITIVO
INSTITUTO
DE ENSINO PESQUISA EXTENSÃO E CULTURA
CENTRO
DE ENSINO E CULTURA UNIVERSITÁRIA
DISCIPLINA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I
MTC146160-INESPEC-CECU-2017
Professor
CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA – Especialista (Esp)
EDUCAÇÃO
CONTINUADA
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
Plataforma da Disciplina.
Protocolo 46160/2017
A importância da Disciplina de
Metodologia Científica.
1.
Fundamentação.
PLANO DE CURSO.
I.
O Plano de Curso é um instrumento de
trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os
procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de
ensino-aprendizagem concernentes às unidades escolares.
II.
As disciplinas METODOLOGIA DO TRABALHO
CIENTÍFICO I, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO TRABALHO
CIENTÍFICO III e METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV(é destinada ao grupo de
alunos de graduação e pós-graduação e profissionais interessados) são destinadas
a estudantes de ensino fundamental, médio, e discentes de graduação e
pós-graduação em instituições de ensino superior bem como nos cursos técnicos:
TÉCNICO AUXILIAR DE FARMÁCIA, TÉCNICO AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE ANALISES
CLÍNICA e CURSO TÉCNICO EM JORNALISMO.
III.
Neste documento, enquanto plano é o
resultado da experiência do autor e coordenador, atendendo à característica
interdisciplinar e contextualizada estabelecida pelos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs) enquanto indução para que os alunos do ensino médio
participem.
IV.
O alvo principal destas disciplinas são
os alunos dos Cursos Universitários nas ÁREAS:
I. Administração;
II. Comunicação e Marketing;
III. Construção Civil;
IV. Contabilidade e Economia;
V. Direito;
VI. Educação e Pedagogia;
VII. Gastronomia;
VIII. Idiomas;
IX. Informática;
X. Meio Ambiente;
XI. Música;
XII. Nutrição;
XIII. Odontologia;
XIV. Outras Áreas;
XV. Psicologia.
V.
Observem que mais adiante se coloca
estas disciplinadas como atividades extra curriculares, Educação Continuada ou
e Atividades Universitárias Complementares.
VI.
A
construção de um PLANO DE CURSO gera entre os profissionais uma nova postura,
ocasionando debates voltados para a satisfação em promover ações norteadoras,
visando a um melhor nível de ensino dos conteúdos programáticos.
VII.
Constituído, o plano de curso orienta o
profissional no decorrer das atividades escolares, sequenciando os conteúdos
primordiais, os eventos escolares, os materiais a serem utilizados, os
procedimentos avaliativos, entre outros. Devido à evidência do processo
organizacional desse instrumento, as instituições educacionais vêm exigindo de
seus colaboradores, a elaboração do mesmo.
VIII.
O plano de curso precisa conter no
mínimo as seguintes orientações:
a. Integração
sequencial dos conteúdos didáticos.
b. Detalhamento
da proposta pedagógica.
c. Listagem
dos materiais a serem utilizados.
d. As
formas de avaliação individual e coletiva.
e. Objetivos
gerais.
f. Objetivos
específicos.
g. Conclusão.
IX.
Devemos salientar que o plano de curso é
um instrumento flexível, pois no decorrer do ano letivo, de acordo com o
surgimento de novas situações metodológicas, estas poderão ser inseridas e
registradas. No âmbito do Projeto CECU INESPEC EAD se adota o tipo de trabalho,
reflexivo com à coletividade de todos os professores e alunos, porém se torna
este Plano de Curso de caráter individual, o qual fornece as particularidades
de cada disciplina a saber: METODOLOGIA
DO TRABALHO CIENTÍFICO I, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO
TRABALHO CIENTÍFICO III e METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV.
X.
É importante entender que o Planejamento
de Ensino é um dos elementos que compõe o dia a dia da escola, por isso
refletir sobre a maneira como ele ocorre é também uma atitude necessária para
os profissionais da educação.
XI.
A partir do estudo de obras e de
documentos estudados procura apresentar-se neste Plano de Curso o conceito de
planejamento, salientando a diferença que existe entre plano de curso, de
ensino e de aula, pois, na prática educativa há incerteza de como o mesmo deve
ser elaborado, já que tais conceitos muitas vezes, não estão claros para o
professor.
XII.
Feito isto, o professor coordenador
busca apresentar algumas reflexões sobre a proposta aqui apresentada.
XIII.
Neste desiderato se busca elaborar um
planejamento diferente do que vem ocorrendo na maioria das instituições em
relação aos programas de Educação Continuada e Atividades Complementares.
XIV.
Assim, considerando que estes cursos que
integralizam o PROGRAMA DE CURSO
INTERNACIONAL DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (METODOLOGIA DO
TRABALHO CIENTÍFICO I, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II, METODOLOGIA DO
TRABALHO CIENTÍFICO III e METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IV-, disciplinas
que é destinada ao grupo de alunos de graduação e pós-graduação e profissionais
interessados) pretendem certificar com base na legalidade USA e CEE, o presente
Plano deve atender a princípios de ordem legal e pedagógico.
XV.
Como afirma Kuenzer "Toda forma de
conhecer uma realidade, para nela intervir, pressupõe uma determinada concepção
desta realidade" (2001, p. 63).
XVI.
Para conhecer a realidade faz-se
necessário planejamento.
XVII.
De uma maneira geral, pode-se dizer que
o ato de planejar suas ações acompanha o homem desde o início de sua existência,
pois a história dele é resultado do presente e do passado, ou seja, ao procurar
satisfazer suas necessidades o homem produziu diferentes relações, dentre elas,
as educativas.
XVIII.
De uma maneira simplificada pode-se
dizer que o planejamento educacional possui dois aspectos. O primeiro refere-se
ao planejamento estrutural. Ele é burocrático e explica as ações que a educação
faz. Tendo como pressuposto que só ocorre a mudança de uma determinada situação
quando ao planejar se tem certeza de onde quer chegar, deve-se se ter claro que
o ato do planejamento educacional é muito sério e exige compromisso, é um ato
de intervenção técnica e política, não podendo ser visto como uma simples
rotina. Planejar, também, implica conhecer limitações e possibilidades.
Elaboração do Plano de
Ensino-Aprendizagem
XIX.
Segundo Celso dos S.Vasconcellos, um
plano de ensino-aprendizagem pode ser subdividido em plano de curso e plano de
aula.
1. Plano de Curso
XX.
O plano de curso é a sistematização da
proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área
de estudo, numa dada realidade.
XXI.
Pode ser anual ou semestral.
XXII.
O planejamento é um processo contínuo,
porém momentos mais intensos, como os de final e início de ano, são
importantes, na medida em que alterações mais substanciais podem ser
elaboradas.
XXIII.
Dentro de uma linha de trabalho
interativa e libertadora, é necessário que a postura do professor diante do
plano seja aberta e flexível, porém é importante esboçar no plano de curso uma
visão total.
XXIV.
Define-se uma espinha dorsal que será
detalhada, complementada ou modificada no decorrer do ano.
XXV.
Não esqueça que a prática de replanejar
periodicamente (p.ex. bimestralmente) é interessante, desde que haja um fio
condutor, para o trabalho não ser fragmentado.
XXVI.
Possíveis
elementos do plano de curso.
I.
Dimensão Elementos;
II.
Análise da Realidade Identificação;
III.
Caracterização da Realidade Sujeitos;
IV.
Objeto;
V.
Contexto;
VI.
Projeção de Finalidades Objetivos da Escola;
VII.
Objetivos Gerais da Disciplina;
VIII.
Formas de Mediação Quadro Geral de Conteúdos;
IX.
Proposta Geral Metodológica;
X.
Proposta de Avaliação;
XI.
Bibliografia;
XII.
Integração com outras disciplinas
Integração com atividades extraclasse;
XIII.
Normas Estabelecidas;
XIV.
Observações
2. Plano de Aula
XXVII.
É a proposta de trabalho do professor
para uma determinada aula ou conjunto de aulas (por isto pode ser chamado
também de Plano de Unidade).
XXVIII.
Corresponde ao nível de maior
detalhamento e objetividade do processo de planejamento.
XXIX.
É o "que fazer" concreto.
Muitos professores consideram que "este é o planejamento que importa
mesmo", o que não deixa de revelar um profundo bom senso.
XXX.
Mas este plano terá maior consistência e
organicidade se estiver articulado ao Plano de Curso e ao Projeto Educativo da
escola.
XXXI.
Não planejar pode implicar em perder
possibilidades de caminhos, por isso o plano de aula deve ser feito como uma
necessidade do professor e não por exigência formal da coordenação ou direção.


2.
A
importância da Disciplina de Metodologia Científica.
I.
A Metodologia científica é uma
disciplina ACADÊMICA que faz parte do currículo dos cursos de graduação, E
PÓS-GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE Especialização, Mestrado, Doutorado e PhD.
II.
Esta disciplina tem como objetivo de auxiliar
na elaboração de um trabalho científico. É uma ferramenta de
fundamental importância para o conhecimento dos métodos que são empregados na
elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
III.
A Metodologia científica é uma
disciplina que estimula o aprendizado, levando o aluno a tirar o melhor
proveito de uma leitura, da análise e interpretação dos textos pesquisados, o
que vai ajudar na originalidade dos textos acadêmicos, sempre fundamentados nas
normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
IV.
Metodologia científica
é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um
trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a
pesquisa e a formulação de uma produção científica. A metodologia é o estudo dos
métodos, especialmente dos métodos das ciências.
V.
Metodologia científica é o estudo dos
métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho
científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a
formulação de uma produção científica.
VI.
A metodologia é o estudo dos métodos,
especialmente dos métodos das ciências. É um processo utilizado para dirigir
uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim
determinado.
VII.
A Metodologia científica aborda as
principais regras para uma produção científica,
fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor
desempenho e qualidade de um trabalho científico.
VIII.
A pesquisa é uma das atividades
primordiais para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia
científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser
estudado.
3. Método Científico.
I.
Método científico é o conjunto das
normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm
o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de
um determinado conteúdo.
II.
O método científico parte da observação
sistemática de fatos, seguido da realização de experiências, das deduções
lógicas e da comprovação científica dos resultados obtidos. Para diversos
autores o método científico é a lógica aplicada à ciência.
III.
O método científico é um trabalho
sistemático, na busca de respostas às questões estudadas, é o caminho que se
deve seguir para levar à formulação de uma teoria científica. É um trabalho
cuidadoso, que segue um caminho sistemático.
IV.
O método científico é a ferramenta do
pesquisador, que no fim de seu processo de pesquisa, explica e prevê um
conjunto de ocorrências provenientes da aplicação de suas teses. Um artigo científico
é o resultado de um estudo realizado e comprovado através do método científico.
V.
O método científico é uma forma de
comprovar a veracidade de algumas teses desacreditadas pelo ceticismo. Em
contraposição ao método científico, está o método empírico, que é baseado
unicamente na experiência, sem nenhum processo científico.
4. Ensino da metodologia
visa fornecer subsídios aos universitários para que desenvolvam sua opinião
social e política, dentro do contexto em que vivem. Por sua vez, além dos
conhecimentos e saberes específicos da área escolhida, está à disciplina de
Metodologia do Trabalho Científico.
5. A Metodologia Científica
é considerada por muitos especialistas como a ciência que ensina a pesquisar a
partir de métodos científicos, ou que conduz à iniciação científica.
6. De
acordo com Salomon (1996, p.107), "uma atividade é considerada científica
quando: a) produz ciência; b) ou dela deriva; c) acompanha seu modelo de
tratamento". De outra forma, o autor defende que metodologia científica é
a "concreção da atividade científica, ou seja, a pesquisa e o tratamento
por escrito de questões abordadas metodologicamente.”.
7. Devido
às dificuldades de vários acadêmicos quanto à elaboração dos textos
científicos, é que destaco o fato da Metodologia Científica colaborar para que
o universitário aprenda: conceitos fundamentais de planejamento, organização,
análise e identificação de materiais adequados ao seu tema.
8. Ao
cumprir as exigências descritas pela metodologia, o aluno deverá organizar as
etapas necessárias à produção de seu texto, as quais deverão agregar saberes e
técnicas que o acompanharão ao longo de sua existência.
9. Por
fim, convidamos os nobres acadêmicos interessados, seja benvindos a SALA DE
AULA VIRTUAL dos Cursos de Metodologia do Trabalho Científico.
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