INSTITUTO
DE ENSINO PESQUISA EXTENSÃO E CULTURA
CENTRO
DE ENSINO E CULTURA UNIVERSITÁRIA
DISCIPLINA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I
MTC146160-INESPEC-CECU-2017
Professor
CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA – Especialista (Esp)
EDUCAÇÃO
CONTINUADA
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
Plataforma
da Disciplina.
https://www.learncafe.com/cursos/metodologia1
Protocolo
46160/2017
Esta
disciplina é indicada para os Cursos: Administração; Comunicação e Marketing;
Construção Civil; Contabilidade e Economia; V. Direito;
Educação e Pedagogia; Gastronomia; Idiomas; Informática; Meio Ambiente; Música;
Nutrição; Odontologia; Psicologia; Jornalismo e Farmacologia Geral.
Disciplina:
Metodologia do Trabalho Científico I
Carga
horária: 60 Horas/Aulas. Semestre:
2017.1 – 2017.2 2018.1. 2018.2
I.
Objetivo
da Disciplina.
1)
Habilitar
o aluno a elaborar um projeto de TCC e introduzi-lo nas teorias descritivas da
Pesquisa Científica.
2)
Introduzir
o aluno na preparação do TCC - A tese de conclusão de curso (TCC),
eventualmente chamada trabalho de conclusão de curso, trabalho de graduação
interdisciplinar, trabalho final de graduação, projeto de formatura, projeto
experimental ou monografia de curso, com suas respectivas siglas, é um tipo de
trabalho acadêmico amplamente utilizado no ensino superior e técnico, no
Brasil, como forma de efetuar uma avaliação final dos estudantes, que contemple
a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. parar o aluno para
redigir um texto científico.
3)
Em
muitas instituições, o TCC é encarado como critério final de avaliação do
aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e
consequentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado.
4)
O
escopo e o formato do TCC (assim como sua própria nomenclatura) variam entre os
diversos cursos e entre diferentes instituições, mas na estrutura curricular
brasileira ela possui papel de destaque: em cursos ligados às ciências,
normalmente é um trabalho que envolve pesquisa experimental, em cursos de
caráter profissional, normalmente envolve: pesquisa bibliográfica e/ou
empírica, a execução em si e uma apresentação de um projeto perante uma banca
examinadora entre 3 e 5 professores (não necessariamente com Mestre /ou Doutor).
5) A Banca Examinadora formada para
tal propósito não cria nenhuma expectativa de originalidade. Portanto, pode ser
uma compilação (e não cópia) de outros ensaios com uma finalidade, um fio
condutor, ou algo que forneça um roteiro, uma continuidade.
II.
Metodologia.
1)
Na
disciplina serão utilizadas definições que fundamentam a importância da
Metodologia Científica.
2)
Serão
utilizadas diversas técnicas de ensino-aprendizagem que se alternam em função
do assunto tratado na aula.
3)
O
professor nesta disciplina será um orientador dos alunos e não vai atuar como
um expositor, pois estendemos que o docente não deve ser um expositor
permanente da matéria, pois a transmissão pura e simples dos seus conteúdos
traz resultados bem menores ao aprendizado do que a discussão destes.
4)
Portanto,
é solicitado trabalho de pesquisa realizado fora da sala de aula, discussão em
grupos e a utilização dos recursos do datashow e da Internet em sala.
5)
O
ensino é o instrumento principal de transmissão da experiência cultural e
científica acumulada pela humanidade.
6)
A
Metodologia a ser adotada deve observar uma “metodologia de ensino” para
Educação a Distância (EaD) baseada na percepção dos alunos.
7)
Estabelece,
inclusive, categorias primárias e secundárias para a criação de um mapa de
ensino a distância.
8)
Utiliza
como fundamentos metodológicos: a fenomenologia; o método indutivo, as
pesquisas aplicada, exploratória e descritiva.
9)
A
metodologia proposta, denominada Metodologia de Ensino via EaD – Integradora e
Colaborativa – Baseada na Percepção dos Alunos (MAPICes).
III.
Ementa.
1)
Metodologia
Científica aplicada às Ciências Sociais.
2)
O
TCC.
3)
Bases
legais para o TCC obrigatoriedade do TCC e a autonomia da IES.
4)
Fim
do TCC.
5)
Tipos
de conhecimento, noções epistemológicas e conhecimento científico.
6)
Trata
das diversas possibilidades metodológicas para a realização de pesquisa
científica; métodos, técnicas e instrumentos de análise.
7)
Apresenta
a base para a elaboração de produção científica como os Projetos de Iniciação
Científica, TGI, Monografias, Dissertações, Teses e Artigos.
8)
Diversos
seguimentos para compreender o conceito de Metodologia, Metodologia Científica
e Metodologia do Trabalho Acadêmico.
9)
Aspectos
do direito civil e da responsabilidade criminal e administrativa na elaboração
do TCC.
10) Interpretação textual das leis
brasileiras e internacional em relação aos direitos autorais.
11) Justiça Federal e o TCC na
jurisprudência moderna.
12) Crimes de falsidade ideológica na
elaboração do TCC e os aspectos de punição acadêmica.
13) Interpretação dos regulamentos da
IES em relação à infração na elaboração do TCC.
IV.
Critério
de avaliação.
1)
O
objetivo da avaliação do aluno é de posicioná-lo quanto ao seu nível de
aprendizado na disciplina.
2)
Para
tanto são realizadas avaliações intermediárias sob forma de trabalhos escritos,
apresentação de seminários e outros meios, cuja escolha fica sempre a cargo do
professor.
3)
Até
quinze dias após a realização de cada uma delas, o professor entrega as notas
aos alunos.
4)
A
avaliação final, de caráter complementar, procura identificar o aprendizado de
maneira mais global.
5)
Por
isso, o seu peso não deve passar de 40% na nota final da disciplina.
6)
Serão
elaboradas as seguintes avaliações obrigatórias:
a.
PRIMEIRA
AVALIAÇÃO INDIVIDUAL – 1AVI;
b.
SEGUNDA
AVALIAÇÃO INDIVIDUAL – 2AVI;
c.
TERCEIRA
AVALIAÇÃO INDIVIDUAL – 3AVI;
d.
PROVA
DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL – PAVI.
e.
Cada
prova aplicada a nota do aluno não pode ser inferior a sete pontos.
f.
Somadas
as provas à nota máxima do aluno serão 40 pontos.
g.
Para
a aprovação final o aluno deve ter nota de valor mínimo, 28 pontos.
h.
O
ALUNO NÃO ALCANÇANDO A NOTA MÍNIMA pode, pagando as taxas extras, solicitar a
PROVA ESPECIAL DE REAVALIAÇÃO, que neste caso. A nota deve alcançar o valor:
mínimo, 28 pontos.
V.
Conteúdo
programático.
I.
O que é conhecimento.
II.
Senso Comum.
III.
Conhecimento Artístico.
IV.
Conhecimento Científico.
V.
Tipos de Produção.
VI.
Resenhas.
VII.
Resumos.
VIII.
Relatório de pesquisa.
IX.
O que é e o que não é um relatório de
pesquisa.
X.
Estrutura, Formatos, Elementos Básicos.
XI.
Necessidade de padronização de
relatórios de pesquisa.
XII.
Histórico da Pesquisa Científica.
XIII.
Problemas e Objetivos (Gerais e Específicos).
XIV.
Hipóteses (quando aplicáveis) e
Variáveis (quando aplicáveis).
XV.
Declaração do problema de pesquisa.
XVI.
Declaração dos Objetivos Geral e
Específicos.
XVII.
Construção de hipóteses.
XVIII.
Conceituação e tipos de variáveis.
XIX.
Operacionalização de variáveis.
XX.
Metodologias de Pesquisa.
XXI.
Métodos, Tipos e Natureza.
XXII.
Pesquisa Qualitativa.
XXIII.
Instrumentos para Coleta de dados.
XXIV.
Características; Estudo de caso.
XXV.
Entrevistas; Técnicas de Análise.
XXVI.
Pesquisa Quantitativa.
XXVII.
Instrumentos para Coleta de dados.
XXVIII.
Questionários.
XXIX.
Observação e Técnicas de Análise.
XXX.
Trabalho de coleta de dados no
campo/Viabilidade da coleta de dados.
XXXI.
Temas de pesquisa; Sugestões de Temas aos
alunos oferecidos pelo Núcleo CECU EAD INESPEC.
XXXII.
Tratamento dos dados em pesquisas
qualitativas e quantitativas.
XXXIII.
Normatização da Apresentação da Pesquisa.
XXXIV.
Conteúdo de um Projeto de Pesquisa.
XXXV.
Apresentação da Pesquisa; Bibliografia,
como indicar.
XXXVI.
Se preparando para a Metodologia II,
entendendo o que é uma Especialização, Mestrado e Doutorado. Caminhando para
escrever um livro parte I.
VI.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
1. BOOTH,
Wayne C., COLOMB, Gregory G. WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo:
Martins Fontes, 2005.
2. BARDIN,
Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
3. RICHARDSON,
Roberto. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
VII.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1. ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação,
referências, elaboração, Rio de Janeiro, 2002.
2. ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação,
apresentação de citações em documentos, Rio de Janeiro, 2002.
3. ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação, trabalhos
acadêmica-apresentação, Rio de Janeiro, 2005.
4. CERVO,
Amado L. e BERVIAN, P. A.. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice
Hall, 2006.
5. GODOY,
Arilda S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de
Administração de Empresas, v.35, n.2, p.57-83, mar/abr.1995.
6. GODOY,
Arilda S. A pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas.
Revista de Administração de Empresas, v.35, n.4, p.65-71, jul/ago.1995.
7. GODOY,
Arilda S.; Hanashiro, Darcy M. M.; PEREZ, Gilberto; THOMAZ, José C.; MARCONDES,
Reynaldo C.; NASSIF, Vânia M. J. Manual de TGI, 2007. Disponível em
http://www.mackenzie.br/universidade/ccsa/tgi/manualtgi.pdf
8. KÖCHE,
José C. Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 1997.
9. FLICK,
Uwe. Uma introdução à pesquisa científica. Porto Alegre: Bookman, 2004.
10. KERLINGER,
Fred. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São Paulo: EPU, 1979.
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