4.5.2 - TCC -
Docente Orientador: Aluno Sem ideias?
O aluno, nesta
sala pode ponderar dizendo: “Professor, estou sem ideias!”.
Sem ideias?
Para quem está se aproximando do momento de iniciar o
TCC e não se sente seguro sobre o tema que objetiva pesquisar, o Professor
SILVA(2017)”aconselha aos interessados que relacione um conjunto de temas na
sua futura área de atuação, participe de seminários, palestras, para que possa
ter contato com áreas possíveis de serem exploradas” o silva(2017) alerta ainda
que “São em eventos assim que surgem as inquietações, as perguntas que podem
ser utilizadas como objeto de pesquisa”.
4.5.3 - TCC -
Docente Orientador: O Aluno deve sair da teoria.
A formação acadêmica nas ciências humanas e sociais,
pelo próprio universo intelectual em que estão inseridos, é comum que as
pesquisas desenvolvidas na monografia sejam teóricas. Mas essa é uma realidade
que pode estar mudando.
SILVA (2017) aponta que as novas matrizes curriculares
instituídas pelas IES estimula um trabalho diferente, que possa levar à
pesquisa de campo, por exemplo. “Ainda haverá a pesquisa clássica, mas é
importante que haja um leque de possibilidades, como pesquisas em áreas sociais
e humanas, como na filosofia, no direito, etc”.
4.5.4 - TCC -
Docente Orientador: Os cursos superiores em ciências humanas.
Ciências Humanas, ou Humanidades. Podemos dizer que essa é uma das áreas do
conhecimento muita ampla e envolve o estudo dos indivíduos e como eles
estabelecem relações entre si, como se comportam e se organizam. Relações sociais e o homem estão no centro
das atenções. Alguns cursos de Ciências Humanas são oferecidos em grau de
bacharelado e licenciatura, outros recebem uma nomenclatura diferente, mais
específica, ao serem oferecidos como grau tecnológico. Nesta área de Ciências
Humanas temos três tipos de cursos superiores:
4.5.4.1 – O
Curso de Bacharelado: dura entre 4 e 5 anos (exceto o curso de Medicina, que dura
6) e forma profissionais com uma visão ampla daquela área do conhecimento. Tem
uma carga considerável de disciplinas teóricas. É obrigatório para o exercício
de algumas profissões, como de Advogado e Arquiteto, por exemplo. Em relação à
Medicina, graduação ou bacharelado, ver NOTA DO AUTOR (*) NA.
4.5.4.1..1 – O
Curso de Bacharelado em Direito.
O acadêmico em direito, para alcançar seu tão sonhado
título de Bacharel, só estará completo após ter passado pela conclusão da
apresentação do trabalho de conclusão de TCC. O Professor SILVA(2017) se refere
as suas observações em que afirma “a monografia como resultado de um ano, ou
mais de dedicação e pesquisa de alunos mais proativos, de outro lado assusta
alguns alunos, que se sentem intimidados pela figura do TCC porque simplesmente
toma a decisão de só se preocupar com o tema faltando um semestre”.
4.5.4.1..2 – É
preciso escolher um tema, definir o orientador.
O aluno que frequenta um curso Superior de
Bacharelado, que tem em media 10 semestres de estudos e só se preocupa com o
TCC faltando 180 dias para sua jornada final, merece uma censura velada. Aos
alunos se afirma que é preciso escolher um tema, definir o orientador, ler
vários livros e produzir uma obra para ser avaliada por examinadores, muitas
vezes desconhecidos dos estudantes. Essa etapa da carreira permite que o futuro
bacharel aguce a curiosidade e pesquise. "O aluno sai de uma posição
passiva e precisa agir com autonomia para pesquisar", sugere SILVA(2017).
4.5.4.2 – O
Curso de Tecnológico: dura entre 2 e 3 anos e concentra as disciplinas em uma
área específica de uma profissão. É voltado para as necessidades do mercado de
trabalho e normalmente conta com boa carga de disciplinas práticas.
4.5.4.3 – O Curso
de Licenciatura: dura entre 4 e 5 anos e prepara professores e educadores.
Apresenta disciplinas ligadas à Pedagogia e à prática em sala de aula. Para se
formar, é obrigatório fazer estágio.
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