Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I LIVRO MÓDULO I

terça-feira, 16 de maio de 2017

4.5.2 - TCC - Docente Orientador: Aluno Sem ideias? O aluno, nesta sala pode ponderar dizendo: “Professor, estou sem ideias!”. Sem ideias? Para quem está se aproximando do momento de iniciar o TCC e não se sente seguro sobre o tema que objetiva pesquisar, o Professor SILVA(2017)”aconselha aos interessados que relacione um conjunto de temas na sua futura área de atuação, participe de seminários, palestras, para que possa ter contato com áreas possíveis de serem exploradas” o silva(2017)

4.5.2 - TCC - Docente Orientador: Aluno Sem ideias?
O aluno, nesta sala pode ponderar dizendo: “Professor,  estou sem ideias!”.
Sem ideias?
Para quem está se aproximando do momento de iniciar o TCC e não se sente seguro sobre o tema que objetiva pesquisar, o Professor SILVA(2017)”aconselha aos interessados que relacione um conjunto de temas na sua futura área de atuação, participe de seminários, palestras, para que possa ter contato com áreas possíveis de serem exploradas” o silva(2017) alerta ainda que “São em eventos assim que surgem as inquietações, as perguntas que podem ser utilizadas como objeto de pesquisa”.
4.5.3 - TCC - Docente Orientador: O Aluno deve sair da teoria.
A formação acadêmica nas ciências humanas e sociais, pelo próprio universo intelectual em que estão inseridos, é comum que as pesquisas desenvolvidas na monografia sejam teóricas. Mas essa é uma realidade que pode estar mudando.
SILVA (2017) aponta que as novas matrizes curriculares instituídas pelas IES estimula um trabalho diferente, que possa levar à pesquisa de campo, por exemplo. “Ainda haverá a pesquisa clássica, mas é importante que haja um leque de possibilidades, como pesquisas em áreas sociais e humanas, como na filosofia, no direito, etc”.
4.5.4 - TCC - Docente Orientador: Os cursos superiores em ciências humanas.
Ciências Humanas, ou Humanidades.  Podemos dizer que essa é uma das áreas do conhecimento muita ampla e envolve o estudo dos indivíduos e como eles estabelecem relações entre si, como se comportam e se organizam.  Relações sociais e o homem estão no centro das atenções. Alguns cursos de Ciências Humanas são oferecidos em grau de bacharelado e licenciatura, outros recebem uma nomenclatura diferente, mais específica, ao serem oferecidos como grau tecnológico. Nesta área de Ciências Humanas temos três tipos de cursos superiores:
4.5.4.1 – O Curso de Bacharelado: dura entre 4 e 5 anos (exceto o curso de Medicina, que dura 6) e forma profissionais com uma visão ampla daquela área do conhecimento. Tem uma carga considerável de disciplinas teóricas. É obrigatório para o exercício de algumas profissões, como de Advogado e Arquiteto, por exemplo. Em relação à Medicina, graduação ou bacharelado, ver NOTA DO AUTOR (*) NA.
4.5.4.1..1 – O Curso de Bacharelado em Direito.
O acadêmico em direito, para alcançar seu tão sonhado título de Bacharel, só estará completo após ter passado pela conclusão da apresentação do trabalho de conclusão de TCC. O Professor SILVA(2017) se refere as suas observações em que afirma “a monografia como resultado de um ano, ou mais de dedicação e pesquisa de alunos mais proativos, de outro lado assusta alguns alunos, que se sentem intimidados pela figura do TCC porque simplesmente toma a decisão de só se preocupar com o tema faltando um semestre”.
4.5.4.1..2 – É preciso escolher um tema, definir o orientador.
O aluno que frequenta um curso Superior de Bacharelado, que tem em media 10 semestres de estudos e só se preocupa com o TCC faltando 180 dias para sua jornada final, merece uma censura velada. Aos alunos se afirma que é preciso escolher um tema, definir o orientador, ler vários livros e produzir uma obra para ser avaliada por examinadores, muitas vezes desconhecidos dos estudantes. Essa etapa da carreira permite que o futuro bacharel aguce a curiosidade e pesquise. "O aluno sai de uma posição passiva e precisa agir com autonomia para pesquisar", sugere SILVA(2017).
4.5.4.2 – O Curso de Tecnológico: dura entre 2 e 3 anos e concentra as disciplinas em uma área específica de uma profissão. É voltado para as necessidades do mercado de trabalho e normalmente conta com boa carga de disciplinas práticas.

4.5.4.3 – O Curso de Licenciatura: dura entre 4 e 5 anos e prepara professores e educadores. Apresenta disciplinas ligadas à Pedagogia e à prática em sala de aula. Para se formar, é obrigatório fazer estágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURSO INTERDISCIPLINAR Metodologia Científica Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I LIVRO MÓDULO I Capítulo I Metodologia do Trabalho Científico aplicado as Ciências. I. A Importância da Redação Científica.

CURSO INTERDISCIPLINAR Metodologia Científica Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I LIVRO MÓDULO I Capítulo I Metod...