2.4 - Trabalho
de Conclusão de Curso: DO JULGAMENTO DO TCC.
Observem os respectivos regimentos universitários, em
algumas IES as Bancas Examinadoras dos TCCs serão compostas pelo orientador e
dois professores indicados pelo orientador, ouvido o aluno, entre os
professores que têm concentração ou aproximação de estudo com a temática a ser
examinada, consultada a relação de estudos apresentados.
Dentro do
critério da unidade poderá integrar a Banca Examinadora docente de outra
instituição ou profissional considerado autoridade na temática de TCC a ser
avaliado, com grau mínimo de Mestre.
O orientador em comum acordo com o aluno e demais
examinador definirá o local, data e horário da sessão de avaliação do TCC.
A sessão acadêmica de avaliação do TCC terá dois
momentos:
a) No
primeiro, o aluno apresentará uma síntese do TCC, destacando as razões da
escolha da temática, os objetivos do trabalho, o referencial teórico escolhido
e principais autores utilizados, os procedimentos metodológicos e as conclusões
do estudo. Esta etapa durará no máximo 20 minutos.
b) No
segundo momento, cada membro da Banca, (o orientador deverá ser o último)
apresentará o resultado de sua avaliação referenciada pelo Roteiro de Avaliação
do TCC (que foi citado no parágrafo acima no texto: III – Regulamentação do TCC
em face da autonomia das IES), com suas apreciações e justificativas, tendo em
vista instrumentalizar o debate entre os integrantes da Banca.
c) É
prática que a sessão de avaliação do TCC, considerando-se as duas etapas, TENHA
DURAÇÃO NÃO SUPERIOR à uma hora e trinta minutos (1,30 horas).
Conclusa a apresentação a banca elaborará um parecer
referenciado pelo Roteiro de Avaliação do TCC e atribuirá uma nota de zero a
dez, admitindo-se meio ponto como fração.
Recomenda-se como referencial neste trabalho para fins
meramente de visão da prática do contexto, o ROTEIRO sugerido pelo Professor
César Augusto Venâncio da SILVA(2017).
MODELO:
A avaliação final do TCC será a média aritmética das
notas atribuídas por cada examinador, admitindo-se de 0,1 a 0,9 como frações.
A nota final mínima exigida para aprovação do TCC é
cinco, resultante da média aritmética das notas dos três examinadores.
Na prática, nas grandes universidades federais,
estaduais, municipais e privadas, os TCCs são encaminhados PELA SECRETARIA DOS
DEPARTAMENTOS para os Centros de Documentação e memória da faculdade (CEDOM),
em uma via impressa e uma em mídia eletrônica.
Os docentes e discentes observem os respectivos
regulamentos das IES, pois estes agentes podem interpor recursos acadêmicos
quando não lhe convier tecnicamente os resultados das Bancas.
Os recursos são normalmente destinados às chefias de
Departamento, em primeira instância ou, das decisões destes, ao colegiado
superior definido no Regimento da instituição acadêmica.
Em alguns casos o assunto (TCC) já foi tratado no
judiciário brasileiro, pois certas condutas acadêmicas de docentes e discentes
entram em conflitos que não solucionados frente a questões definidas nos
respectivos regimentos acadêmicos.
IV – TCC - Pré-projeto.
O aluno aspirante a desenvolver um projeto de TCC deve
conferir os elementos que devem estar presentes no projeto que começa a
monografia.
4.1. TCC - Definição do
problema.
O aluno deve expressar de maneira sucinta a questão
que pretende abordar em seu TCC.
4.2. TCC – Objetivos.
Divididos em objetivo geral e específicos, eles
mostram o que se pretende conquistar com a pesquisa e o percurso a ser
caminhado. Eles costumam começar com verbos no infinitivo, como analisar,
compreender, entender etc.
4.3. TCC –
Justificativa.
Esse é o espaço em que o aluno deve abordar a relevância
da pesquisa que pretende realizar. É importante mostrar qual a contribuição que
o trabalho pretende trazer para sua área do conhecimento.
4.4. TCC –
Cronograma.
Definir as datas limite para cada passo (e cumpri-las)
é essencial para que não haja atropelos durante a realização da monografia.
4.5. TCC -
Docente Orientador.
A realização de um TCC só é possível quando existe um
professor orientador capacitado que percorre o caminho com o aluno. Esse
profissional, na visão do professor César Augusto Venâncio da SILVA (2017),
“deve SE CONDUZIR COMO UM MEDIADOR e não
deve impor suas vontades ao orientando.
A função do orientador é mostrar o caminho que o estudante deve seguir
durante o trabalho, indicando sugestões de bibliografia entre outras atitudes”.
Na visão de SILVA (2017) “O papel do aluno é buscar, PERQUIRIR os elementos que precisa para a realização da
sua monografia(...) Não se pode admitir um aluno que se torne dependente, que
precise ser levado na mão pelo orientador. O aluno é parceiro do orientador
nessa pesquisa”.
4.5.1 - TCC -
Docente Orientador: A Banca.
Neste momento o aluno se depara com o passo quase
final do TCC. Não esquecer que o foco deve ser uma exposição sobre o núcleo do
trabalho, nada descritivo ou didático. O importante nessa apresentação é
mostrar o que o levou àquela pesquisa e quais foram os resultados alcançados. O
SILVA (2017) sugere que “O aluno tem de ter em mente que os docentes presentes
na banca já acessaram previamente o conteúdo do trabalho e já o leram”.
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