Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I LIVRO MÓDULO I

terça-feira, 16 de maio de 2017

2.4 - Trabalho de Conclusão de Curso: DO JULGAMENTO DO TCC. Observem os respectivos regimentos universitários, em algumas IES as Bancas Examinadoras dos TCCs serão compostas pelo orientador e dois professores indicados pelo orientador, ouvido o aluno, entre os professores que têm concentração ou aproximação de estudo com a temática a ser examinada, consultada a relação de estudos apresentados.

2.4 - Trabalho de Conclusão de Curso: DO JULGAMENTO DO TCC.

Observem os respectivos regimentos universitários, em algumas IES as Bancas Examinadoras dos TCCs serão compostas pelo orientador e dois professores indicados pelo orientador, ouvido o aluno, entre os professores que têm concentração ou aproximação de estudo com a temática a ser examinada, consultada a relação de estudos apresentados.
 Dentro do critério da unidade poderá integrar a Banca Examinadora docente de outra instituição ou profissional considerado autoridade na temática de TCC a ser avaliado, com grau mínimo de Mestre.
O orientador em comum acordo com o aluno e demais examinador definirá o local, data e horário da sessão de avaliação do TCC.
A sessão acadêmica de avaliação do TCC terá dois momentos:
a)    No primeiro, o aluno apresentará uma síntese do TCC, destacando as razões da escolha da temática, os objetivos do trabalho, o referencial teórico escolhido e principais autores utilizados, os procedimentos metodológicos e as conclusões do estudo. Esta etapa durará no máximo 20 minutos.
b)    No segundo momento, cada membro da Banca, (o orientador deverá ser o último) apresentará o resultado de sua avaliação referenciada pelo Roteiro de Avaliação do TCC (que foi citado no parágrafo acima no texto: III – Regulamentação do TCC em face da autonomia das IES), com suas apreciações e justificativas, tendo em vista instrumentalizar o debate entre os integrantes da Banca.
c)    É prática que a sessão de avaliação do TCC, considerando-se as duas etapas, TENHA DURAÇÃO NÃO SUPERIOR à uma hora e trinta minutos (1,30 horas).
Conclusa a apresentação a banca elaborará um parecer referenciado pelo Roteiro de Avaliação do TCC e atribuirá uma nota de zero a dez, admitindo-se meio ponto como fração.
Recomenda-se como referencial neste trabalho para fins meramente de visão da prática do contexto, o ROTEIRO sugerido pelo Professor César Augusto Venâncio da SILVA(2017).
MODELO:
A avaliação final do TCC será a média aritmética das notas atribuídas por cada examinador, admitindo-se de 0,1 a 0,9 como frações.
A nota final mínima exigida para aprovação do TCC é cinco, resultante da média aritmética das notas dos três examinadores.
Na prática, nas grandes universidades federais, estaduais, municipais e privadas, os TCCs são encaminhados PELA SECRETARIA DOS DEPARTAMENTOS para os Centros de Documentação e memória da faculdade (CEDOM), em uma via impressa e uma em mídia eletrônica.
Os docentes e discentes observem os respectivos regulamentos das IES, pois estes agentes podem interpor recursos acadêmicos quando não lhe convier tecnicamente os resultados das Bancas.
Os recursos são normalmente destinados às chefias de Departamento, em primeira instância ou, das decisões destes, ao colegiado superior definido no Regimento da instituição acadêmica.
Em alguns casos o assunto (TCC) já foi tratado no judiciário brasileiro, pois certas condutas acadêmicas de docentes e discentes entram em conflitos que não solucionados frente a questões definidas nos respectivos regimentos acadêmicos.



IV – TCC - Pré-projeto.
O aluno aspirante a desenvolver um projeto de TCC deve conferir os elementos que devem estar presentes no projeto que começa a monografia.
4.1. TCC - Definição do problema.
O aluno deve expressar de maneira sucinta a questão que pretende abordar em seu TCC.
4.2. TCC – Objetivos.
Divididos em objetivo geral e específicos, eles mostram o que se pretende conquistar com a pesquisa e o percurso a ser caminhado. Eles costumam começar com verbos no infinitivo, como analisar, compreender, entender etc.
4.3. TCC – Justificativa.
Esse é o espaço em que o aluno deve abordar a relevância da pesquisa que pretende realizar. É importante mostrar qual a contribuição que o trabalho pretende trazer para sua área do conhecimento.
4.4. TCC – Cronograma.
Definir as datas limite para cada passo (e cumpri-las) é essencial para que não haja atropelos durante a realização da monografia.
4.5. TCC - Docente Orientador.
A realização de um TCC só é possível quando existe um professor orientador capacitado que percorre o caminho com o aluno. Esse profissional, na visão do professor César Augusto Venâncio da SILVA (2017), “deve SE CONDUZIR COMO UM MEDIADOR  e não deve impor suas vontades ao orientando.  A função do orientador é mostrar o caminho que o estudante deve seguir durante o trabalho, indicando sugestões de bibliografia entre outras atitudes”. Na visão de SILVA (2017) “O papel do aluno é buscar, PERQUIRIR  os elementos que precisa para a realização da sua monografia(...) Não se pode admitir um aluno que se torne dependente, que precise ser levado na mão pelo orientador. O aluno é parceiro do orientador nessa pesquisa”.
4.5.1 - TCC - Docente Orientador:  A Banca.

Neste momento o aluno se depara com o passo quase final do TCC. Não esquecer que o foco deve ser uma exposição sobre o núcleo do trabalho, nada descritivo ou didático. O importante nessa apresentação é mostrar o que o levou àquela pesquisa e quais foram os resultados alcançados. O SILVA (2017) sugere que “O aluno tem de ter em mente que os docentes presentes na banca já acessaram previamente o conteúdo do trabalho e já o leram”.

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