CURSO INTERDISCIPLINAR
Metodologia Científica
Disciplina Metodologia do
Trabalho Científico I
LIVRO MÓDULO I
PRIMEIRA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

1ª. QUESTÃO.
Após analisar o texto,
aponte as questões falsas e verdadeiras. Em relação à importância da Redação
Científica, é correto afirmar que:
a)
(...) Na preparação da
redação e a apresentação de trabalhos científicos não há a necessidade de se
escrever de forma exagerada, devemos se limitar a delimitação do texto
abandonado o excesso de interdisciplinaridade e reduzindo o mínimo aceitável à
criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a
ousadia, porém devemos nos preocupar com o rigor da abordagem além da
obediência a certas normas de redação e apresentação do texto final.
b) (...) A preparação, a redação
e a apresentação de trabalhos científicos envolvem um grande número de questões
de natureza técnica e estética, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina,
a criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a
ousadia e o rigor na abordagem do assunto, além da obediência a certas normas
de redação e apresentação do texto final.
c)
(...)
Uma das mais importantes ferramentas do escritor científico, bem como do
docente e do acadêmico em geral para o desenvolvimento de produções científicas
é a Redação Científica que necessariamente passa pela Metodologia.
d)
(...) A Redação Científica favorece uma leitura e
escrita mais eficientes, através da pesquisa e redação com embasamento
científico elaborado segundo normas científicas vigentes.
e)
(...) A Redação Científica às vezes pelo excesso de
regras atrapalha o desenvolvimento do pensamento, sendo assim, o professor pode
favorece ao aluno uma leitura e escrita mais amena e avaliar a nota pela
eficiente pesquisa e redação com embasamento científico elaborado segundo a
visão do professor.
2ª. QUESTÃO.
Após analisar o texto,
aponte as questões falsas e verdadeiras. “Com essa disciplina (o
docente e o acadêmico em geral) apropria-se das mais elementares normas envolvidas na
elaboração de textos científicos, tais como: desenvolvimento e estrutura do
trabalho, padrões de redação, procedimentos para fazer a pesquisas
bibliográficas, seleção e organização da leitura das obras, construção de
citações diretas e indiretas, bem como sobre o propósito de incluí-las no corpo
do próprio texto.
a) (...) Nos dias atuais
essa disciplina pode ser mais um instrumento que auxiliará o professor a ter
uma forma de comunicação escrita mais acessível às pessoas interessadas em
entrar em contato com determinada área do conhecimento.
b) (...) Nos dias atuais
essa disciplina tornou-se um tormento na vida dos graduandos em face do TCC,
logo podemos dizer que a disciplina em
nada contribui com a formação do graduando já que este não vai ser pesquisador
e a redação científica é uma exigência de mestrado e doutorado.
c) (....)Mesmo que seja útil
na vida pessoal do acadêmico a disciplina não é eficaz como instrumento que
auxiliará o professor a ter uma forma de comunicação escrita mais acessível às
pessoas interessadas em entrar em contato com determinada área do conhecimento.
d)
(...)A presente disciplina fornece ao graduando uma
visão ampla da escrita científica em termos de linguagem metodológica, e com
isso, ao redigir um trabalho científico, o professor saberá levar em
conta o perfil do leitor.
3ª. QUESTÃO.
Após analisar o texto, aponte as questões falsas e
verdadeiras. O estilo da redação é de extrema importância no âmbito da academia.
Isto posta aponte como falsa ou verdadeira as questões:
I.
Planejamento; Conhecimento; Adequação às normas científicas são
critérios importantes na feitura do trabalho que pode e deve resultar em uma
redação científica.
II.
(...) O estilo da redação
científica diz respeito a desempenho que caracteriza o discurso como um todo,
demarcada por pressupostos específicos.
III.
(...) O estilo da redação
científica não se torna relevante quando o individuo na deseja ser doutor, pois
este desempenho que caracteriza o discurso como um todo, demarcada por
pressupostos específicos é avaliativo em que escreve com fins científicos e não
em geral na universidade.
IV.
(...) Quando um pesquisador padrão
(leia, profissional, e não eventual mais este deve as regras observar) decidiu
dar início a um projeto científico deve levar em consideração que a pesquisa exige do pesquisador três fatores
elementares, a saber: Planejamento; Conhecimento; Adequação às normas
científicas.
4ª. QUESTÃO.
Após analisar o texto apresentado, aponte as respostas corretas para as questões corretas.
a)
(....) PLANEJAMENTO
corresponde a...
I - Etapa última da pesquisa onde se se apresenta como vai difundir a os resultados
da pesquisa.
II - O planejamento da pesquisa é a primeira das três etapas da pesquisa
(planejamento, execução e divulgação).
III - O planejamento da pesquisa é a SEGUNDA das três etapas da pesquisa
(execução, planejamento e divulgação).
IV - O planejamento da pesquisa deve ser levando em consideração na última
fase quando se objetiva captar recursos, portanto pode ser incluinda na
primeira ou última fase.
b)
(....) PLANEJAMENTO
corresponde a...
I.
(...)
Ideia brilhante,
II.
(...)
plano de intenção,
III.
(...)
revisão da literatura,
IV.
(...)
testes de instrumentos e de procedimentos,
V.
(...)
projeto de pesquisa.
VI.
(....)Não
se vincula a questão com as respostas apresentadas.
VII.
(....)Todas
as questões apresentadas representa a contextualidade direta do texto proposto.
VIII.
(...)O
planejamento corresponde a Ideia brilhante,
plano de intenção, revisão da literatura, testes de instrumentos e de
procedimentos, projeto de pesquisa.
5ª. QUESTÃO.
Após analisar o texto apresentado no MÓDULO, descreva
a estrutura do planejamento. “O planejamento pode ser estruturado em cinco etapas, a
partir da leitura dinâmica, responda.......”
RESPOSTA:
a) ...........................................................
b) ...........................................................
c) ............................................................
d).............................................................
e) ............................................................
6ª. QUESTÃO.
Após a analise dos conteúdos estudados nos módulos, entendemos que não
se pode perder de vista que “(...) As atividades
que envolvem a pesquisa exigem do pesquisador três fatores elementares,.. Assim, complete o texto:
“Planejamento, conhecimento e adequação às normas científicas, são atividades
complementares que envolvem a ____________exigem do pesquisador um apurado
conhecimento e observância.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário