Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I LIVRO MÓDULO I

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Preliminares das Avaliações - AULA DE 01.06.2017. DISCUSSÕES TEMÁTICAS.


CURSO INTERDISCIPLINAR
Metodologia Científica
Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I
LIVRO MÓDULO I
PRIMEIRA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

CAPÍTULO I.gif
1ª. QUESTÃO.
Após analisar o texto, aponte as questões falsas e verdadeiras. Em relação à importância da Redação Científica, é correto afirmar que:

a)        (...) Na preparação da redação e a apresentação de trabalhos científicos não há a necessidade de se escrever de forma exagerada, devemos se limitar a delimitação do texto abandonado o excesso de interdisciplinaridade e reduzindo o mínimo aceitável à criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a ousadia, porém devemos nos preocupar com o rigor da abordagem além da obediência a certas normas de redação e apresentação do texto final.

b)       (...) A preparação, a redação e a apresentação de trabalhos científicos envolvem um grande número de questões de natureza técnica e estética, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a ousadia e o rigor na abordagem do assunto, além da obediência a certas normas de redação e apresentação do texto final.

c)        (...) Uma das mais importantes ferramentas do escritor científico, bem como do docente e do acadêmico em geral para o desenvolvimento de produções científicas é a Redação Científica que necessariamente passa pela Metodologia.

d)       (...) A Redação Científica favorece uma leitura e escrita mais eficientes, através da pesquisa e redação com embasamento científico elaborado segundo normas científicas vigentes.

e)        (...) A Redação Científica às vezes pelo excesso de regras atrapalha o desenvolvimento do pensamento, sendo assim, o professor pode favorece ao aluno uma leitura e escrita mais amena e avaliar a nota pela eficiente pesquisa e redação com embasamento científico elaborado segundo a visão do professor.

2ª. QUESTÃO.
Após analisar o texto, aponte as questões falsas e verdadeiras. Com essa disciplina (o docente e o acadêmico em geral) apropria-se das mais elementares normas envolvidas na elaboração de textos científicos, tais como: desenvolvimento e estrutura do trabalho, padrões de redação, procedimentos para fazer a pesquisas bibliográficas, seleção e organização da leitura das obras, construção de citações diretas e indiretas, bem como sobre o propósito de incluí-las no corpo do próprio texto.



a)      (...) Nos dias atuais essa disciplina pode ser mais um instrumento que auxiliará o professor a ter uma forma de comunicação escrita mais acessível às pessoas interessadas em entrar em contato com determinada área do conhecimento.

b)      (...) Nos dias atuais essa disciplina tornou-se um tormento na vida dos graduandos em face do TCC, logo podemos dizer que a  disciplina em nada contribui com a formação do graduando já que este não vai ser pesquisador e a redação científica é uma exigência de mestrado e doutorado.

c)      (....)Mesmo que seja útil na vida pessoal do acadêmico a disciplina não é eficaz como instrumento que auxiliará o professor a ter uma forma de comunicação escrita mais acessível às pessoas interessadas em entrar em contato com determinada área do conhecimento.
d)      (...)A presente disciplina fornece ao graduando uma visão ampla da escrita científica em termos de linguagem metodológica, e com isso, ao redigir um trabalho científico, o professor saberá levar em conta  o perfil do leitor.




3ª. QUESTÃO.
Após analisar o texto, aponte as questões falsas e verdadeiras. O estilo da redação é de extrema importância no âmbito da academia. Isto posta aponte como falsa ou verdadeira as questões:


                               I.            Planejamento; Conhecimento; Adequação às normas científicas são critérios importantes na feitura do trabalho que pode e deve resultar em uma redação científica.

                            II.            (...) O estilo da redação científica diz respeito a desempenho que caracteriza o discurso como um todo, demarcada por pressupostos específicos.

                          III.            (...) O estilo da redação científica não se torna relevante quando o individuo na deseja ser doutor, pois este desempenho que caracteriza o discurso como um todo, demarcada por pressupostos específicos é avaliativo em que escreve com fins científicos e não em geral na universidade.

                         IV.            (...) Quando um pesquisador padrão (leia, profissional, e não eventual mais este deve as regras observar) decidiu dar início a um projeto científico deve levar em consideração que a pesquisa exige do pesquisador três fatores elementares, a saber: Planejamento; Conhecimento; Adequação às normas científicas.

4ª. QUESTÃO.
Após analisar o texto apresentado, aponte as respostas  corretas para as questões corretas.


a)      (....) PLANEJAMENTO corresponde a...
I -  Etapa última da pesquisa  onde se  se apresenta como vai difundir a os resultados da pesquisa.

II - O planejamento da pesquisa é a primeira das três etapas da pesquisa (planejamento, execução e divulgação).

III - O planejamento da pesquisa é a SEGUNDA das três etapas da pesquisa (execução, planejamento e divulgação).

IV - O planejamento da pesquisa deve ser levando em consideração na última fase quando se objetiva captar recursos, portanto pode ser incluinda na primeira ou última fase.




b)      (....) PLANEJAMENTO corresponde a...
                    I.            (...) Ideia brilhante,
                 II.            (...) plano de intenção,
               III.            (...) revisão da literatura,
              IV.            (...) testes de instrumentos e de procedimentos,
                 V.            (...) projeto de pesquisa.
              VI.            (....)Não se vincula a questão com as respostas apresentadas.
            VII.            (....)Todas as questões apresentadas representa a contextualidade direta do texto proposto.
         VIII.            (...)O planejamento corresponde a Ideia brilhante,  plano de intenção, revisão da literatura, testes de instrumentos e de procedimentos, projeto de pesquisa.

5ª. QUESTÃO.
Após analisar o texto apresentado no MÓDULO, descreva a estrutura do planejamento. O planejamento pode ser estruturado em cinco etapas, a partir da leitura dinâmica, responda.......
RESPOSTA:

a) ...........................................................
b) ...........................................................
c) ............................................................
d).............................................................
e) ............................................................

6ª. QUESTÃO.
Após a analise dos conteúdos estudados nos módulos, entendemos que não se pode perder de vista que “(...) As atividades que envolvem a pesquisa exigem do pesquisador três fatores elementares,..  Assim, complete o texto:
Planejamento, conhecimento e adequação às normas científicas, são atividades complementares que envolvem a ____________exigem do pesquisador um apurado conhecimento e observância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURSO INTERDISCIPLINAR Metodologia Científica Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I LIVRO MÓDULO I Capítulo I Metodologia do Trabalho Científico aplicado as Ciências. I. A Importância da Redação Científica.

CURSO INTERDISCIPLINAR Metodologia Científica Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I LIVRO MÓDULO I Capítulo I Metod...