Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I LIVRO MÓDULO I

terça-feira, 16 de maio de 2017

II - Autonomia das Universidades e Instituições de Ensino Superior (IES) Para entender em relação ao fim ou não da aplicabilidade obrigatória do TCC, é importante conhecer a autonomia universitária.

II - Autonomia das Universidades e Instituições de Ensino Superior (IES)

Para entender em relação ao fim ou não da aplicabilidade obrigatória do TCC, é importante conhecer a autonomia universitária.
As Universidades e os Centros Universitários gozam de autonomia, o que lhes permite a autonormação de seu funcionamento, assim sendo seus Regimentos não está sujeitos à prévia aprovação pelo poder público. No entanto, seus Estatutos, documentos mais abrangentes que os regimentos, passam pela análise do Ministério da Educação (Lei Federal nº 9.394/1996 – LDB e Decreto Federal nº 5.786/2006).
“A autonomia acadêmica conferida às universidades engloba a competência para autonormação de seu funcionamento, o que lhes assegura a prerrogativa de definirem internamente as suas disposições regimentais. Portanto, os regimentos universitários não estão sujeitos à prévia aprovação pelo poder público”. (Parecer CNE/CES nº 282/2002)
Os estabelecimentos de ensino não universitários devem, em um único documento, denominado regimento, dispor sobre suas características institucionais, sua estrutura organizacional, relacionamento com o ente mantenedor, e sua operacionalidade acadêmica (Lei Federal nº 9.131/1995). Tais regimentos, por sua vez, estão sujeitos à aprovação pelo poder público, na ocasião da expedição dos atos autorizativos de credenciamento e recredenciamento.
Ressalte-se a necessidade de especificação pelos regimentos, que das deliberações de seus colegiados superiores não caberá recurso ao Ministério da Educação - MEC ou ao Conselho Nacional de Educação - CNE. A instância administrativa exaure-se no âmbito da própria IES.
Dentro desta ampla visão jurídica e administrativa existem questões que devem ser resolvidas diretamente na Instituição de Ensino, exemplos:

1.      Pendências de Disciplinas;
2.     Critérios de Avaliação;
3.     Aproveitamento de estudos;
4.   Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso*;
5.     Obrigatoriedade prevista pela Diretriz Curricular do Curso;
6.    Trancamento;
7.     Atividades Complementares;
8.    Estágio Supervisionado;
9.    Provas Substitutivas;
10.   Revisão de Provas;
11.    Discordância de aproveitamento de estudos.
As questões citadas devem ser explicitadas no Regimento da Instituição de Ensino, o qual se constitui em documento que incluem direitos e deveres relativos à comunidade acadêmica, bem como dispõe sobre o Projeto Pedagógico do respectivo curso de nível superior. Ambos os documentos devem ser disponibilizados pela Instituição de Ensino.

III – Regulamentação do TCC em face da autonomia das IES.

Como citado cada instituição universitária tem suas regras. Basicamente algumas dispõem de “REGIMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO...”.  Podemos orientar aos interessados dizendo que fiquem atentos a um roteiro base para a elaboração temática. Quando dizemos roteiro básico, é sugestão para ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DO TCC.

I – FORMA.
1 – Apresentação: obediência às regras definidas para o TCC;
2 – Estrutura: - organização temática em itens e subitens;
3 – Redação - correção, clareza, objetividade.
II – CONTEÚDO.
1 – Abrangência e atualização dos dados:
a)   Fontes primárias e secundárias consultadas;
b)   Bibliografia Adequada.

2 – Coerência Teórica Metodológica.
a)   Relevância da Temática;
b)   Correlação entre a proposta teórica e os procedimentos metodológicos no trato do objeto de estudo;
c)   Adequação da conclusão com a justificativa e os objetivos propostos;
d)   Conclusões e Proposições de utilização dos resultados da investigação realizada.

Anteriormente comentamos em relação a “Autonomia das Universidades e Instituições de Ensino Superior (IES)”. Ressalte-se que a autonomia regimental das IESs deve regular o TCC e varias faculdades assim, se conduz. O TCC tem um padrão de orientação, elaboração e apresentação (do Trabalho de Conclusão de Curso), regulado em Regimento Geral ou especifico. 

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